Translate this page:

Ephesus

Saindo de Kusadasi para Ephesus, ou atual Selçuk, são apenas 20km de estrada, não mais que 30 minutos. Lá está o sítio arqueológico de Ephesus e o Templo de Artemis. Do templo que é uma das maravilhas do Mundo Antigo, só sobrou um pilar solitário.

Templo de Artemis

O templo foi o construído por volta de 700 a.c., e destruído e reconstruído 4 vezes, em sua última reconstrução ele chegou a ter 140x70 metros, e 20 metros de altura, com 127 colunas com cerca de 20 metros cada. Com isto, ele se tornou o maior templo do Mundo Antigo. Com a sua destruição no século III, saques, e terremotos, nada restou. Apenas uma coluna solitária re-erquida é encontrado  no local onde um dia foi o majestoso templo. Dentre o material saqueado ao longo dos anos, uma grande parte foi para em Constantinopla, e usado, dentro outras, na construção  da Hagia Sophia. Estátuas e objetos podem ser encontrados no Museu Britanico.


Deusa grega Nice (Nike), a deusa da vitória, em Ephesus

A antiga cidade de Ephesus teve uma sorte melhor do que o templo, e se mantém em um bom estado de conservação.
Assim como muitas cidades da região, a cidade perdeu a importancia portuária devido ao assoreamento provocado pelos rios, idem aconteceu com Tróia. A cidade sofreu com ataques e muitos terremotos no decorrer de sua história. Foi fundada em 10.000 a.C., contudo alguns dos prédios que vemos hoje datam de 650 a.C., outros sendo bem mais novos. Seu declínio, devido ao afastamento do mar, se deu no século VII, e foi completamente abandonada em no século XV. Dizem que em seu apogeu, por volta do século I-II, chegou a ter 500.000 habitantes, sendo a segunda maior cidade do império Romano, e também a segunda maior do mundo naquele tempo.

Ephesus
Hoje é possível andar pelas ruas da cidade, entre o que sobrou das construções, como banhos turcos, aquedutos, biblioteca, teatros, e portões. E já ia esquecendo: o bordel! sim, porque não podia faltar um numa cidade grande como esta, e ainda há a sinalização na rua para encontrá-lo. Nele há mosáicos da época.

Biblioteca de Celsus
A entrada da biblioteca de Celsus, é o monumento que mais chama atenção, construído no século II. Também o teatro é mostruoso, e foi o mair teatro a céu aberto, podendo comportar 25.000 espectadores. Ali as pessoas podiam assistir a um drama, ou a lutas entre gladiadores.
Anfiteatro de Ephesus
Perto dali está a Mesquita de Isabey, construída no século XIV. Ela possuia dois minaretes, mas hoje só resta um. Os ocultos ainda ocorrem diáriamente, e é possível ver os habitantes chegando conforme o chamado que ecoa pela cidade.

Mesquita de Isabey

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...