Translate this page:

Passaporte

Férias de final de ano estão chegando, sua conta corrente está mais enxuta do que nunca, e você tem a oportunidade de fazer sua primeira viagem ao exterior. Sua primeira preocupação é: que documentos preciso!?

Bem, se você estiver viajando para países integrantes do Mercosul, e for maior de 21 anos, não precisará de passaporte, apenas do documento de identidade (somente o RG é aceito, nada de habilitação ou carteira de trabalho). Os países integrantes do Mercosul com acordo de livre trânsito de pessoas (correções do leitor C.R.G.) são: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai, Bolívia e Chile.

Caso você não esteja viajando para um desses países, vai precisar do passaporte.

O passaporte atual fornecido a brasileiros é da cor Azul escura, e apresenta o nome do bloco, Mercosul, no topo, além de possuir um "código de barras", ou seja, um controle eletrônico que a versão do passaporte anterior não possuía. Uma curiosidade é que a mudança do passaporte se deu devido a exigência de países da Europa que passariam a cobrar visto de brasileiros caso o controle eletrônico não fosse adotado, um deles foi a Inglaterra. Aqui no Brasil o passaporte é válido por apenas 5 anos (em alguns países vale por 9, 10, 12, 15 anos), o que significa que se você pretende viajar após estes 5 anos, vai precisar emitir um novo passaporte. 



Como tirar o passaporte e como renovar?

O processo é igual em ambas as hipóteses, você vai precisar entrar no site da Polícia Federal, e preencher o formulário, logo em seguida você poderá emitir a GRU (Guia de Recolhimento da União), que uma vez paga deverá ser levada junto com outros documentos para solicitação do passaporte no dia agendado.
Vou explicar mais desalmadamente… o primeiro passo é acessar o site da PF: 

Vá a opção "requerer passaporte para brasileiros", lá você vai fornecer seus dados e por fim imprimir a GRU (caso não tenha impressora gere um PDF e salve-o). Ai você já poderá agendar o dia para solicitação, para tal você precisará entrar novamente na página do link acima, mas desta vez vá a opção 7 para "agendar atendimento". Escolha sua cidade, município e posto de preferência, em seguida dia e horário. Eu recomendo escolher postos grandes, pois são mais rápidos, como o caso do posto do Galeão no Rio.

Agora voce já deu seus dados, já imprimiu a GRU, e já agendou. O próximo passo será pagar a GRU e pegar o comprovante de tal pagamento.

No día marcado vá ao posto com os documentos listados nesta página:


Observe que um deles é o comprovante de pagamento da GRU, e o passaporte antigo (caso você tenha um). Se não apresentar o passaporte antigo, você terá de pagar a GRU duas vezes, como uma multa; ao entregar o passaporte anterior a PF eles vão invalidá-lo, e você terá de esperar chegar o novo para viajar.

Uma vez tudo entregue, você terá de retornar para buscar seu passaporte no dia marcado pelo oficial, a qualquer hora de funcionamento do posto. Para solicitar o tempo de espera pode ser de até 1h, normalmente 20min; já para buscar, como não há agenciamento por horário, você poderá esperar por horas. Não esqueça de levar o documento da solicitação e documento de identidade para retirar o passaporte. 

Marcando hoje o agenciamento, você provavelmente conseguirá uma data para daqui a 21 dias, e uma vez solicitado a passaporte demora cerca de 6 dias para ficar pronto, mas isto é muito relativo, pode ser que demore até 2 meses devido a demanda, então, não deixe para tirar nas vésperas das férias, principalmente no final do ano. Solicite-o em abril, maio, agosto, e setembro por exemplo.

Então é isto, resumindo o passo-a-passo: formulário online; imprimir GRU; agendar; pagar GRU (R$156); apresentar documentos na data marcada; buscar passaporte.

Na primeira vez que passei por este processo, contando do inicio ao fim me tomou 2 meses, já na segunda vez me tomou 15 dias apenas.

Qualquer dúvida, como vocês já sabem, estou ai! Basta deixar sua pergunta nos comentários e eu responderei o mais breve possível.

Até mais!

3 comentários:

Cairo Roberto Gontijo disse...

Só uma observação: A Venezuela ainda não faz parte do Mercosul. Falta apenas o parlamento do Paraguay aprovar o seu ingresso. Os demais países já aprovaram. E outra: A Bolívia e Chile também tem acordos com o Mercosul no que tange o livre trânsito de pessoas, ou seja, lá também podemos ir sem passaporte. Basta apresentar o RG (identidade civil comum) outros documentos como CNH, carteira de trabalho, carteiras profissionais, etc. Não valem.

Luiza disse...

Cairo,
obrigada! e é tudo culpa do Google! Como não fui a muitos destes países (ainda...), tive de buscar os países na internet. =P
Vou corrigir ai em cima, obrigada!

Abs,
Lu.

Cairo Roberto Gontijo disse...

Imagina! Sei disso porque visitei esses países. Precisando é só falar! ^^/

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...