Translate this page:

Roma & Vaticano


"É como ir a Roma e não ver o Papa!"
Poxa, eu fui a Roma e não o vi! Ele vive viajando... Quando fui ao Vaticano tive de me contentar com um telão com as imagens de uma das aparições dele.
Não vou mentir: não gostei do Vaticano e não gostei de Roma. Não é o que eu esperava.
Já o museu do Vaticano e a capela Cistina é imperdível. A vontade é de deitar no chão e ficar alí, admirando.

Se você é mulher e viaja sem um homem ao seu lado, terá problemas. Italiano é sangue quente demais pro meu gosto, e vivem tentando extorquir os turístas. Desconfie de tudo e de todos, pois é um povinho muito "esperto" que habita a cidade. Se for tomar um simples sorvete, veja o preço e pague primeiro. Se voce pensa que sentar na cadeira da sorveteria e grátis, esqueça, o sorvete triplica de preço.
Já ouvi vários casos de assalto e roubo de passaporte, e lembre-se que o passaporte brasileiro vale ouro! Cuide muito bem dele se quiser voltar ao Brasil. Deixe-o no cofre do hotel, evite sair com ele, carregue sempre uma copia autenticada com voce e o original a sete chaves no hotel. O passaporte brasileiro tem muito valor no mercado negro, portanto, cuide dele.


Agora falando sobre o lado bom... os monumentos... são muitos!
Na cidade do Vaticano você vai se deliciar no museu com as obras dos mais famosos artistas italianos. Pelas ruas de Roma, a toda hora você encontra uma surpresa, e não precisa andar muito.
Visite o castelo de S. Angelo, Coliseo, Pantheon, Templo de Saturno, Piazza Novana, Fontana di Trevi (jogui 5 centavos de real!), Foro Romano, e outros... pega um mapa da cidade e sai andando a procura de tudo. Para ir ao Vaticano, pegue um trêm.

Não querendo incentivar ninguém a ser malandro, mas já o fazendo: não precisa comprar tickets todos os dias para usar os trêns elétricos. Ninguém pára pra ver, e sinceramente vi poucos italianos usando. Mas, se não precisar economizar 5 euros diários, compre o daypass.
A única loja extremamente barata que encontramos lá para fazer compras, foi a Swarovski (cada peça linda por apenas €30-50 na promoção). É claro procure óculos Italianos, são lindos.
Se for no verão, encha o rabo de "gelato", os sorvetes são ótimos e refrescam.


Se hospede acerca de Trastevere (por €60/noite em quarto duplo), é um bairro badalado cheio de restaurantes caros e baratos, todos com ótimas massas! Cuidado com o couvert, e ai que fica o quesito surpresa dos restaurantes na hora da conta, limite-se aos pratos.
O preço médio de um bom prato de massas é cerca de €7, se for muito distante disto ou você está no lugar errado, ou é alto padrão.

Enfim... divirta-se andando pelas ruas desta cidade Romana, só que lembre-se: é o Brasil europeu... tem sempre um esperto, e é um tanto desorganizado.

8 comentários:

Wagner disse...

Olá, Luiza. Dia 27 de Julho as 16pm chego em Roma para a minha primeira viagem na Europa ate o dia 7 de Agosto. As duas certezas que tenho até agora é que começo em Roma e termino em Praga (Já comprei as passagens Paris-Roma e Praga-Roma). Já fiz uns tres roteiros diferentes, mas sempre fico na dúvida, hoje o que mais gostei:
27/7-30/7 - Roma
30/7-31/7 - Veneza
31/7-4/8 - Vienna (aqui pretendo ir as carvernas de gelo de Werfen 1 dia, Königssee 1 dia, dois dias em Vienna)
4/8-7/8 - Praga
O que você achou, por favor? Tem alguma outra sugestão de roteiro entre Roma e Praga?
Obrigado e grande abraço,
Wagner

Luiza disse...

Wagner,

que legal! A exato um ano atras eu também chegava a Roma nestas datas!
Para uma primeira viagem você escolheu um bom destino Europeu. São nossos parentes de sangue latino! Itália é linda, é o destino de todos os alemães e franceses no verão.

Eu não entendi muito onde Paris entra no seu programa, mas aqui vai a sugestão pros demais destinos citados:
> 27 a 30 jul - Roma (mín. 3 dias)
(Trem Noturno! 6h de viagem)
> 30 a 31 jul - Veneza (mín. 1 dia)
(Trem Noturno! 10h de viagem)
> 31 a 4 ago - Vienna (se fosse só Vienna mín. 2 dias)
(Trem Noturno! 9h de viagem)
> 4 a 7 ago - Praga e Dresden (5 ago)!
Em Praga você vê tudo em 1 ou 2 dias, e Dresden em 1 dia, e ficam há apenas 2,5h de distância, você pode ir cedo e voltar a noite. Mas não vá na vespera do voô (para evitar problemas).

Num todo seu cronograma está ótimo, bem organizado, e por coincidencia, está identico aos meus, com os mesmos números de dias, então garanto que vai dar certo. Em Praga fiquei 2 dias, e 1 em Dresden.

abs,
lu.

Wagner disse...

Oi Luiza!
Obrigado por responder tão rapido.
Eu moro na Coréia do Sul e vou de férias para o Brasil com uma passagem de ida e volta por Paris comprada pela minha empresa. O que eu fiz foi antecipar a minha volta do Rio de Janeiro para o dia 26 de Julho e marcar a perna Paris-Coréia para o dia 7 de Agosto.
Então estava pesquisando na net e resolvi trocar Vienna por Salzsburg (ponto de partida para Werfen e Königssee) e passar um dia nesta cidade que me encantei pelas fotos. Obrigado por Dresden, já coloquei no meu roteiro! Veja como ficou:

27/7-30/7 – Roma Passagem de avião comprada também pela Airfrance, chega as 16:00, por 220$ (já considerando o trecho Praga-Paris).
30/7-31/7 – Veneza Passagem de avião comprada, sai as 16:35 de Roma e chega as 17:45 por 40 Euros.
1/8: Salzburg: Passagem de trem com cama comprada por 89Euros, sai as 21:05 de Veneza e chega as 4:09 em Salzburg. Falta fazer reserva no albergue Yoho.
2/8: Konigssee: precisa comprar passagem quando chegar de Veneza
3/8: Warfen: precisa comprar passagem quando chegar de Veneza
4/8: Praga Passagem de trem comprada por 39 Euros. Sai as 4:08AM de Salzburg e chega 11:40 em Praga. Falta fazer reserva no albergue Travellers.
5/8: Dresden – Falta comprar passagem de trem
6/8: Kutna Hora – Comprar em Praga.
7/8 – Praga-Paris Roma Passagem de avião comprada também pela Airfrance chega as 11:50AM por 220$ (já considerando o trecho Paris-Roma)

Luiza, voce por acaso conhece ou teria indicação de albergues bem localizados e legais em Roma e Veneza?

Valeu demais pela força, fico feliz que meu roteiro esteja parecido com o seu que pelo visto gosta muito de viajar.

Um gde abraço.

Wagner

Luiza disse...

Wagner,
respondo assim que vejo as perguntas sempre.
E você me assutou! Olhei as estatísticas de visitas e vi "Korea"... agora tá explicando. Já me perguntava o que um coreano faria por aqui! =P
Até tem tido vistitas de estrangeiros, mas ninguém de tão longe.

Bem, acho que você "deu mole" em marcar avião nestes trecho Roma-Veneza onde dava trens noturnos. Sai mais barato, você economiza muito tempo (aeroporto é atraso na vida), é confortável, viajaria a noite também economizando tempo, e já chega no centro da cidade. Mas fez bem no rsto.

De albergue eu não entendo, pois sou uma fresca, não compartilho banheiro! Mas os da rede Hihostels.com são bem localizados geralmente. E você pode procurar no site hostelsworld.com. Quando agendo hostel num "just in case" é nestes sites.

Em Roma voce deve ficar na área/bairro de Trastevere (googlemaps), tem restaurantes baratíssimos, e os baratos são melhores que os caros! Já em Veneza, qualquer lugar que no miolo está bem, de preferencia com acesso de barco (píer por perto) assim você pode pegar "taxi-barco" tranqüilo com as malas, ou o barco de transporte público mesmo. Em Veneza fiquei no hotel Giorgione, e amei... é lindo o pátio com esculturas e tal. Mas em hostéis você também deve ficar bem.

abs,
lu

Wagner disse...

Valeu Lu!
Você é dez.
Eu optei ir de avião porque chegava no começo da noite em Veneza, não encontrei trem para reserva.
Enfim, fico feliz que tenha aprovado :)
Depois conto tudo como foi. Afinal, você me ajudou demaissssssss.
Abçs coreanos,
Wagner

Wagner disse...

Oi Luiza,
Saudações coreanas de novo...rs
Então to qurendo antecipar minha chegada na Europa em uma semana, o que voce acha de Inglaterra, Irlanda e Escócia?
Obrigado!

Abraços

Luiza disse...

Wagner,
eu não conhece nem tenho idéia do que tem na Irlanda e Escócia, nem no país de Gales também por ali...
Contudo, sei que Londres é um ótimo destino!
Se você estiver em Paris, você pega o TGV/EuroStar até Londres (Gare du Nord para St Pancras). Na Inglaterra tem muita coisa para se ver, só Londres exigiria uma semana, sem contar atrações nas redondezas.
Se você estiver em Paris, também tem opção Bruxelas e Bruges, que podem ser visitadas em 2 dias cada, bem brevemente.
Você também pode ir a cidades no interior da França... enfim, há muitas alternativas por ali por perto.
Você pode ver o post Londres, e espero colocar Buxelas o quanto antes (ando enrolada com a faculdade).

abs
lu

Wagner disse...

Valeu Luiza! como sempre você me ajuda muito..Entao tou na dúvida cruel, Londres ou Grecia. Acho que prefiro a Grecia pelo o que eu estou buscando nesta viagem, só que deve ser um parto chegar lá de Paris. Acho que somente de avião.

Abçs e bons estudos!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...