Translate this page:

Doha




10 dias em Doha...
O que me levou até lá? Dentre diversos fatores os principais foram:
1- uma passagem Rio - Doha mais barata que Rio - Paris pela TAM+Qatar Airways (não me pergunte o porquê de estar mais barata é inexplicável pra mim)
2- curiosidade
3- paixão pelo oriente médio desde sempre!

Sempre fui apaixonada pelo Oriente Médio, mas ultimamente ando ficando cada vez mais curiosa. Escolhi seguir a carreira de Engenharia de Petróleo só para ter a chance de um dia trabalhar por lá. Também me aventurei nas aulas de árabe, mas não deu muito certo por pura vagabundagem da minha parte (um dia volto a estudar).



Para quem não conhece, o Qatar é um pequeno país no Oriente Médio, uma península que faz fronteira com a Arábia Saudita e fica de frente para os Emirados Árabes. Enquanto que no Brasil temos a ponte aerea Rio-São Paulo, no Oriente Médio eles tem Dubai-Doha, duas cidades que antes exportavam pérolas e hoje vivem dos investimentos em infra-estrutura (construção civil).




Doha é a próxima Dubai, com imóveis supervalorizados e mega projetos de ilhas artificiais como a The Pearl que já esta pronta e pode ser vista no Google Earth. O Qatar divide a maior reserva de gás do mundo com o Irã, além de ter uma grande reserva de petróleo leve.


Você pode cruzar o país em 3 horas de carro respeitando os limites de velocidade! A sua capital, Doha, é famosa por receber conferências mundiais, e hoje seu objetivo é se tornar uma cidade para isto, logo, há canteiros de obras para construção de enormes centros de convenção por toda a cidade! Tem até uns bizarros que imitam uma árvore em magnitudes gigantescas.

Se você é brasileiro e pretende visitar este país, precisará de um visto. Para conseguí-lo você deve entrar em contato com um hotel que o providenciará para você. É essencial que o hotel seja de confiança, pois eu cometi a besteira de tentar algo barato e tive problemas a ponto de precisar me comunicar com a embaixada do Qatar e receber meu visto apenas no dia da viagem no último minuto. No final deu tudo certo! Hosteis não providenciam vistos, logo entre em contato com hotéis. Se você for médico ou engenheiro formado, conta como um ponto positivo para conseguir o visto seja daqui, ou no aeroporto. Aparentemente estes profissionais são aceitos (se provarem ser formados) e recebem visto no aeroporto se necessário.

Europeus não precisam de visto, e quem já foi a Israel terá complicações para entrar no território, mas não acho que vá ser impedido.
É tambem necessario provar ter mais de 10mil qatarys reais (R$5mil) para entrar no país... se apresentar um cartão de credito internacional já será o suficiente.

O Qatar tem cerca de 800.000 habitantes nacionais, e mais de 1,5mi de estrangeiros, então não tenha medo de andar sozinha pelas principais ruas, ou de não se cobrir toda. É tolerável mulheres descobertas saracoteando pela cidade, e muitas até com decotes (o que é proibido pelo Al Corão). Mesmo as mulheres nacionais podem dirigir, andar desacompanhadas de seus maridos, sem cobrir os cabelos, podem votar, e se divorciar a qualquer momento, mostrando que é um país bem aberto, mas ainda sim não perdeu sua cultura.

Dentre os pontos turísticos não deixe de ir ao Museu de Arte Islamica, a grande Mesquita, a nova ilha artificial The Pearl, ao centro cheio de grandes novos prédios de arquitetura diversificadas, visite hotéis 5 estrelas como o Ritz-Carlton dentre outros (são lindos por dentro), gaste dinheiro em bons restaurantes, vá ao principal Süq (mercado) de Doha, de um pulinho no shopping center que imita Veneza, ande de 4x4 pelas areias do deserto até perto da fronteira com a Arábia Saudita (com um guia por favor, em segurança!), ouça o chamado das mesquitas a cada 3 horas ressoando por toda cidade... viva o oriente médio!

Volte pra casa com roupas de odalisca, tecidos, temperos, e muitas fotos!


12 comentários:

Jana Costa disse...

Ei!! Adorei este post.
Devo ir para Doha em julho ou agosto, por incrivel que pareça tb consegui um suuuuper preço.
Tenho algumas dúvidas:
Vale a pena ficar em Doha ou gastar uma graninha a mais pra ficar em Dubai?
Vi suas dicas de pontos túristicos e de hoteis. Qual hotel vale a pena ficar? quanto se gasta em média por dia nesa cidade?

Devo ficar só uns 4 dias, será q fico mais??

Bom luiza muito obrigada por compartilhar e se for possivel responda também para meu e-mail em janinha.es@gmail.com

Abraços
Jana

Luiza disse...

Jana,
primeiro você precisa se preocupar com o visto que é providenciado apenas por alguns poucos hotéis.
Você tem a lista deles aqui:
http://www.qatarairways.com/global/en/hotels-overview.html

É bom pedir com 1 mes de antecedência, pois o visto demora no mínimo 5 dias úteis.
Contrate o serviço Al Maha: http://www.qatarairways.com/uk/en/360/virtual-tours.html?id=05

Assim você não precisa ir a imigração, você fica numa sala VIP esperando enquanto alguém toma conta de tudo para você. Te buscam dentro do avião e você não precisa passar pela imigração, basta dar os documentos a responsável.

Você pode solicitar seu visto neste site: http://www.gov.qa/wps/portal/frontpage/!ut/p/c5/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gzA0sjR18Lk9AgHycLA09vD1NTP3cjYwMDM_1wkA6zeAMcwNFA388jPzdVvyA7rxwAav-zag!!/dl3/d3/L2dBISEvZ0FBIS9nQSEh/

Outra opção: O LaVilla Palace Hotel & LaVilla Hotel providenciam o visto para toda a sua estadia, e são bem baratos.

Agora sobre Dubai, você também ter'a custo de visto para lá... bem, se você tem passaporte europeu, não precisa de visto antecipado nem pra Dubai nem pra Doha, é só pega-lo no aeroporto.

Doha é pequena e em 4 dias você vai ver tudo! Se quiser ir a Dubai e tiver tempo, eu apoio, me arrependi de não ter ido. Alias, faça o fidelidade da QatarAirways, to com pontos suficientes para ir de graça Doha-Dubai. E agora eles baixaram a quantia necessaria de pontos mais ainda em comemoração ao aniversário da compania.

Doha não é tão cara como Dubai, mas é cara. E a cotação congelada do Qatary Real pro Dólar tá QAR3.64:USD1.

abs
lu

Juliana Bley disse...

Parabens pelo post, vim pesuisar um pouco do qatar para colocar no meu blog, ja que sediara a copa de 2022...amei mt suas dicas.

Vou postar seu blog la...

www.jubley.blogspot.com

bjs,

Luiza disse...

Juliana,

obrigada!
Vou ser a primeira a fazer as malas pra estar nesta copa, amei o Qatar!
E curiosidade, eles já sediariam disputas importantes de futebol, a "copa" do Oriente Médio. E vivem pagando o Brasil para a selação ir fazer jogos lá, eles são fanáticos por futebol, e principalmente pelo futebol brasileiro, e por isto você encontra muitos brazucas que foram jogar por lá.

abs,
lu

Juliana Bley disse...

Nossa, muito legal! Fiquei muito curiosa para conhecer!!!
Bjs e mais uma vez ...adorei seu blog. Ja esotu te seguindo.
Ju

charme disse...

Estou precisando com urgencia do visto de turista para o Qatar,porém ainda tenho infinitas dúvidas de como consegui-lo. Por favor, entre em contato comigo. Já comprei as passagens aereas efiz reserva no hotel, mas o visto ate agora nada.
Obrigada
nicolefalquer@hotmail.com

Luiza disse...

Nicole,

eu tive o mesmo problema, eu providênciei o visto com exatos 6 dias antes da viagem. Só consegui tê-lo (recebi por e-mail) exatamente 3 horas antes do meu vôo. O que eu fiz? Entrei em contato com o hotel La Villa Palace ou apenas La Villa (dois da mesma rede), e eles ficaram de providenciar meu visto, mas para garantir eu mantive contato contante com as embaixadas do Brasil no Qatar, e a do Qatar no Brasil, esta última é que garantiu meu visto e deu apoio. Sem eles não teria conseguido.
Há possibilidade de pedir o visto de emergência, que sai em 3 dias, só que é bem mais caro.

O hotel que você reservou, provavelmente, tem o serviço de visto, entre em contato com eles, é necessário pagar o custo do pedido... uns US$80? Não lembro o valor. Contrate também o Al Maha Service, vai ser muito melhor do que passar na imigração sozinha.
Lembre-se de que sem o visto você não pega o vôo nem saindo do Brasil, eles já pedem no check-in para evitar enviar alguem que será deportado.
Uma solução é solicitar o visto aqui:
http://www.gov.qa/wps/portal/services/inviduallandingpages/!ut/p/c5/rY5JloIwAAXP4gE0gYDEJcpgwAQhKMPG5wC0EyDQ0Ob0bR_AXvlr_6tACl6U-_5c7LtzVe5vIAbpdDfz8ELCGNreykSQcJ3MGbUkGCIQgRgqO3551kRcRXDRfEhDCllDBmqYkBu-TMXW5Rfy5NdWsNAeOoMLbiSDdJxJW8s3dUY28UMZvb7SPxt8Mx0CtqzuGUhAqr1tQgiEH2z61-XIH3U5ID0f7pPheJ_ACVIUDSJVgaoiKzJCUxCtk0EzWlqYJu-LquvEKVF5Ong6dhs8p23C8PiHNFyk36V9KB0tMjwDGjo9pm4mfUmLal7ilblQa0Iry27HtIo2bk5Y42CUWdex72P58n3z7VUS5wL3A2-7MuSnUg0YCx3mRdZWsKWjOc9Y0FgN3NOjbvRHED1ydw0Pt-uY9VBkxWgE6ntfY5aznOqjX_Rz95Y!/dl3/d3/L2dBISEvZ0FBIS9nQSEh/

abs,
lu

Drusnake disse...

Olá! Seu post foi um achado. Não acho quase nada sobre Doha. Irei para as Ilhas Maldivas e farei escala em Doha. Acha muita loucura nessas 4 horas sair do aeroporto para conhecer a cidade? E questão do visto nessas condições? Beijos

Luiza disse...

Primeiro: mil desculpas pela demora! To na Alemanha agora, e curtindo as ferias, entao demoro a verificar o blog.

Ilhas Maldivas... ai q inveja! Voce pode sair do aeroporto, acho que se tiver indo de Qatar Airways voce jah tem direito ao visto de transito, e permissao pra deixar o aeroporto. Se nao tiver voando com eles, talvez precise solicitar um visto assim. Basta ir nos links que eu jah postei por aqui, e vai ter informacoes sobre como solicita-lo, isto se necessario.

Em 4 horas dah pra dar uma olhada da cidade, passar no Suq, olhar de fora o museu de arte islamica, e tal... o aeroporto eh perto do centro, e tudo eh em curta distancia. No site da Qatar Airways tem Tours para gente em escala, eles jah pensaram nisto. Basta escolher um que se adeque ao seu tempo.

Abs,
lu

G.S Bacelar disse...

Oi, obrigado por seu blog. estou indo a Tokyo e pela Qatar airways farei a conexão no Qatar..eu tava bem nervoso pois não sabia nada de lá. Obrigado mesmo. Fale mais sobre o visto de transito e quais outras coisas legais da pra fazer lá.

Luiza disse...

G. S. Bacelar,

Nesta página você encontra exigências de visto:
http://www.qatarairways.com/global/en/visa-and-passport-requirements.page

PAra visto de trânsito, entre em contato com a cia aerea, no caso a Qatar Airways. Eles vão te dizer que papéis apresentar na imigração, e deixe claro quantas horas de escala você tem para emissão do visto correto.

Pra quem fica pouco tempo um roteiro light é ir a Souq Waqif (comer por lá), museu de arte islamica, e Grand Mosquee. Se sobrar tempo de uma volta pela ilha The Pearl.

Abs,
Lu.

Thaís Butterfly εїз disse...

Seu blog foi uma das primeiras fontes de informação que tive sobre Doha e um dos poucos em português sobre o local. Estou morando aqui há 9 meses e estou escrevendo um blog específico sobre Doha.

http://desbravadoha.com/

Página no facebook: https://www.facebook.com/desbravadoha?fref=ts

Twitter @desbravadoha

Grande abraço!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...